Alvejante Cerebral

Reflexões de Uma Mente Poluída

terça-feira, abril 04, 2006

Decepção nos EUA

Nas viagens que já fiz, pude concluir que o que mais me atrai são pequenos detalhes, vou sim aos famosos pontos turísticos, também não sou nenhum revoltado que vai a Paris e não quer ver a Torre Eiffel, mas acabo quase sempre com a sensação de "tá, e daí?". Talvez seja por já ter visto a imagem dos principais pontos turísticos tantas vezes a cada 15 minutos em canais como o Discovery Channel, que acho que se perde um pouco da magia de só ter ouvido falar de determinada coisa e vê-la pessoalmente pela primeira vez apenas com uma imagem mental do que se trata. Portanto, o que me atraem em viagens são os pequenos detalhes.
Uma vez fui aos Estados Unidos, antes do 9/11, portanto uma época em que eu não chegava a admirar o país do Tio Sam, mas que não chegava a ser o deboche irônico que tenho agora nos anos Bush. Tudo bem, na cidade de Las Vegas fiquei em um hotel chamado Circus Circus, no qual a temática obviamente era o mundo circense, nesse hotel, havia mágicos, malabaristas, trapezistas e depois de ver tanta gente perdendo dinheiro em máquinas caça níqueis até no banheiro, vim a concluir quem eram os palhaços.
Nesse hotel com mais de 1.500 quartos, havia 3 vezes por dia um show gratuito de trapézio e malabares para os hóspedes. É de graça? Vou! Sentei nas arquibancadas e antes do espetáculo começar, estavam tocando uns rocks pra aumentar a adrenalina do público. Entre as músicas que tocaram estava We Will Rock You, do Queen. Meu Deus, qualquer adolescente classe média medíocre bundinha brasileiro com TV a cabo sabe, ou ao menos imagina o que se faz quando toca essa música nos EUA em jogos de hockey no gelo, basquete ou no meu pensamento em lugares com arquibancada.A reação imediata foi começar a bater os pés e as mãos no rítmo da música, TUM TUM PÁ, TUM TUM PÁ! Achei que estava fazendo o certo, sim, o American Way of Life na minha frente e que logo o meu vizinho de assento começaria a fazer o mesmo e o próximo e o próximo até que todos estivessem batendo os pés e as mãos no rítmo. Grande decepção, os meus vizinhos até batiam os pés e as mãos, mas fora do rítmo, batiam TUM PÁ TUM, TUM TUM PÁ PÁ, PÁ TUM TUM. Achei uma total falta de rítmo e comprometimento com os americanos que eu conhecia da ESPN sem igual! Talvez eles fossem caipiras que não conhecessem a batida, talvez tenham feito pra me sacanear; só sei que a minha imagem do "Average Joe" americano havia mudado para sempre, por um pequeno detalhe.

1 Comments:

Blogger Andre Almeida said...

TUM PÁ TUM!
Usando as técnicas do marketing e a mídia para difundir é fácil criar uma imagem, nem que ela seja falsa.

É como vender que o Brasil é o país do samba, chega-se em qualquer estado que não seja o Rio de Janeiro pra ver que isso não é verdade.

Samba aí, Jean. :P

quinta-feira, 06 abril, 2006  

Postar um comentário

<< Home